sexta-feira, 7 de agosto de 2020

A Ponte da Misericórdia

 Você conhece a Ponte da Misericórdia?

Bruno Nascimento Campos

A Ponte da Misericórdia foi segunda ponte de pedra a ser construída em São João del-Rei. Em comparação com as pontes do Rosário e da Cadeia, a Ponte da Misericórdia ou da Santa Casa era pequena. Segundo Luís de Melo Alvarenga, a ponte foi construída com o objetivo para facilidade e maior segurança das pessoas que necessitavam ir ao hospital.

    
Rua da Misericórdia, início do século XX (imagens publicadas no grupo "A Antiga São João Del-Rei!", no Facebook)

Localizada sobre o córrego do Segredo, sua construção foi arrematada por Aniceto de Sousa Lopes em uma espécie de licitação ocorrida em 12 de dezembro de 1798, com previsão de entrega em junho de 1799. O Mestre Francisco de Lima Cerqueira, construtor das igrejas de São Francisco de Assis e Nossa Senhora do Carmo, foi o fiador de Aniceto nesta empreitada. Para Luís de Melo Alvarenga, Mestre Francisco foi professor de Aniceto no ofício. 

A Ponte da Misericórdia possui somente um só arco de cantaria lavrada. Em virtude da remodelação por que passou a Rua da Misericórdia, em 1912, foram retiradas as grades de ferro da ponte e alguma cantaria, procedendo-se o soterramento do arco de cantaria lavrada, o alargamento da rua e construção de uma galeria, com arco em tijolo, pedra e concreto, para passagem do córrego do Segredo.

A ponte se encontra localizada sob a Rua Dr. Cid de Souza Rangel (anteriormente denominada Rua Comendador Bastos e, antes ainda, Rua da Misericórdia), entre as Avenidas Nossa Senhora do Pilar e Andrade Reis. Segundo Sebastião Cintra, a Avenida Nossa Senhora do Pilar foi aberta na gestão do Prefeito Padre Oswaldo da Fonseca Torga (1948-1951) e a Avenida Andrade Reis foi aberta na gestão de Nelson José Lombardi (1963-1966), com a canalização do córrego do Segredo.

 
Projeto apresentado para revitalização da Ponte da Misericórdia na primeira década de 2000

Em 28 de fevereiro de 2004, o chão cedeu no início da Avenida Nossa Senhora do Pilar, revelando parte da Ponte da Misericórdia. Para as comemorações relativas Capital Brasileira da Cultura 2007, foi apresentado um projeto para requalificação da área, visando desenterrá-la.

Foto: Francisco Vítor (2004)

Bibliografia

ALVARENGA, Luís de Melo. Pontes de Pedra. In: Revista do Instituto Histórico e Geográfico de São João del-Rei. Vol. I, 1973.

CINTRA, Sebastião de Oliveira. Subsídios para a história de São João del-Rei: o bairro do Segredo. In: Revista do Instituto Histórico e Geográfico de São João del-Rei. Vol. I, 1973.

IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Monografia Histórico-Corográfica do Município de S. João del-Rei. Rio de Janeiro, IBGE, 1943.

A Ponte da Misericórdia

  Você conhece a Ponte da Misericórdia? Bruno Nascimento Campos A Ponte da Misericórdia foi segunda ponte de pedra a ser construída em São ...